Cotas
Se
uma pessoa chegar para mim e perguntar minha opinião em relação às
cotassinceramente eu respondo: Não sei. Não sei, já que as cotas são
conseqüências do mundo que aceitamos. Mundo este cheio de desigualdades e
mentiras. Mundo forjado ao dinheiro usurpador de vidas.
A
questão das cotas é apenas mecanismo de discórdia para particulares
odiarem ainda mais o público e o público sempre ver o particular como
ideal. Ideal pela falsa e aparente boa “qualidade” de ensino. Afinal de
contas o que é ensino? É ser programado a acertar questões de
vestibular? É não ser estimulado a pensar e ter opiniões construtivas?
Pra falar a verdade não existe educação em nosso país. Nem na pública
muito menos nas redes privadas. Seja ela de ensino primário, médio ou
“Superior”. Afinal de contas fazer robôs não é ensinar, fazer robôs é
programar. E programar é moldar personagens engolidoras de tecnicismo e
academicismo.
Estas cotas geram um processo de discriminação
disfarçada ao ponto que menosprezam a capacidade intelectual destes
estudantes, mostrando o rosto de um governo que tapa os buracos dos seus
ridículos investimentos no setor público, afinal em vez de sanar a
dificuldade dos investimentos da educação este governo corta 55 milhões
de reais desta. Esta visão negativa mostra a real face governamentista
de não querer solucionar os problemas, mas sim de mascará-los com
políticas socialdemocratas vindas do neoliberalismo. Neoliberalismo este
que rouba o direito dos pobres alimentando banqueiros, ricos
empresários e políticos corruptos.
Por outro lado percebemos
uma real dificuldade de alunos vindos de uma educação pública e
deficiente de entrarem em uma universidade pública por ampla
concorrência. Estas cotas funcionam por meio de uma falsa meritocracia
estes alunos a entrarem em uma instituição pública, resolvendo apenas
temporariamente este problema, já que se torna uma peneira totalmente
desleal para muitos alunos. Mas estas cotas em partes morrerem nos
vestibulares. O governo, ao invés de auxiliá-los, desmoralizá-los com
criação de bolsas disputadas novamente com um mini vestibular.
Valorizando aqueles que tiveram uma programação voltada as técnicas
vestibulares. E aqueles sem condições desistem mesmo com sua entrada em
uma instituição publica garantida. Eles não têm condições financeiras de
se manterem os estudos.
As cotas têm seus lados positivos e
negativos, mas elas não devem ser as únicas medidas para auxiliarem
alunos vindos de educação pública, alunos negros, índios,sejam lá quais
cotas sejam a entrarem em uma universidade pública. Estas cotas devem
ser usadas como instrumento temporário para corrigir a desigualdade de
vagas nas universidades. O segredo é investir com todo poder na educação
pública e imediatamente. Devem ensinar a pensar e não a decorarem o que
“cai” neste vestibular. Pois este investimento com o tempo vai acabar
com cotas, PROUNI (lembrando que a cada vaga do PROUNI daria pra manter 4
alunos em uma instituição pública), FIES e etc.
Então se me
perguntarem qual a minha opinião sobre as cotas eu direi: Sou contra as
políticas públicas feitas em relação à educação neste país chamado
Brasil. Mas devemos analisar se 50%
das cotas contemplam ao futuro da educação pública e se estes alunos
quando entrarem terão suporte para concluir o curso. Pensemos não
somente no acesso como também na permanencia. Muitas perguntas extras
surgem a mais de ser a favor ou contra.
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