sábado, 26 de maio de 2012

Pensar é viver!

   Nada melhor do que sentir dor pra te fazer pensar! Cada pontada  te faz refletir e a partir disto muitos erros aparecem e o pensar se torna mudança. Mudar é evoluir, crescer e com o decorrer das porradas da vida é sinal que o amadurecer está chegando. Amadurecer não é fácil e em 90% das situações humanas não há amadurecimento. Ele nunca vem. Amadurecer não é apenas se achar mais intelectual, mais bonito, mais vivido, mais rico (seja qual riqueza for) ser maduro é ser tudo isso e ser feliz. É conseguir ver o erro e saber corrigir, não ter medo de opiniões, mas fazer com que tais opiniões te respeitem e te admirarem.

   Os erros doem e fazem você se sentir inútil, mas eles são aquele despertar para você sair do estagnável. "Muda que o mundo muda com a mudança da gente..." já dizia a música, "Vinde a mim as Criancinhas..." já dizia a blíblia, livro mais lido da humanidade, e o que isso tem haver? Tudo. Cada geração que surge é uma esperança, mas não podemos achar que a educação está servindo por que ela não está. No fundamental somos alfabetizados, aprendemos a contar, ou seja o básico. No ensino médio somos máquinas de supermercado, enquanto a máquina decora preços nós decoramos textos, paragráfos e não aprendemos a interpretar NADA da sociedade, apenas somos "BOTA A VITROLA PRA TOCAR...". No ensino superior somos técnicos decoramos, passamos, nos formamos, entendemos pouco, agora vamos para o mercado de trabalho, ganhar dinheiro. E depois vai só piorando, as pós-graduação, conhecimento restrito. Pensar... o pensar morreu. O método de nosso ensino ainda é muto falho, muitos professores ainda não trabalham o raciocínio do aluno, as provas são marca-texto de livros e o pior não há interdiciplinaridade, não há contexto social, não há pontos de interrogação...!

   Não sou pedagogo, não sou psicologo, muito menos filósofo, mas sou um cidadão preocupado com a mediocridade do mundo que vivo e que meus filhos viverão. Talvez mesmo com uma educação que seja ideal aos meus olhos, amadurecimentos não virão. Não adianta ter a faca e o queijo se não se tem os dentes. Não adianta gritar se todos os outros são surdos e cegos. Tem que apanhar na vida. O suor febril enxagua cada detalhe de infantilidade e falta de eloquência. Talvez o caro leitor pense... Esse cara é um louco, um revoltado, um beberrão, um falastrão ou pior talvez ache que eu queira ser o maioral por ser tão jovem e estar falando de amadurecimento. Acho que é realmente a hora de acordar, pois nunca é cedo pra falar em crescimento e nunca é tarde pra perceber as tolices da vida. Crescer é viver!

   Ferir a quem se ama é a maior das dores, faz qualquer um pensar e quem já é acostumado a pensar passa a sofrer metamorfoses. Se você ama alguém, sua mente trabalha constantemente... As pessoas que querem seu bem te fazem pensar, saiba como unir seu eu com o amor deles. Amigos não sou o maioral, nem rebelde, sou apenas mais um ser humano. As desculpas as vezes não vem, os erros nunca são vistos, mas a virtude de pedir desculpas é algo louvável, e se um dia machuquei alguém mesmo que não tenha sido minha intenção, peço desculpas. Quero que o mundo se transforme em algo melhor e pedir desculpas mesmo que não esteja certo pode ser uma evolução. Um dia a reflexão vem e outra pessoa muda em algo e cresce. 

   Se saí do CAFAR, da Chapa01 não é por que desisti dos meus sonhos, das minhas lutas, das minhas falas... Isso só é mais um passo que estou dando para minha tranformação enquanto ser. Talvez seja melhor para ambos a minha saída. Não deixarei de ler, estudar, debater por causa disso. Serei apenas livre de instituições. Sempre prezo a liberdade, não é a toa que sou bastante fã das teorias anarquistas. Mas o ser humano não é 100% livre. Ele tem muitas outras coisas que o prendem, sejam positivas ou negativas, vai depender de cada um entender o lado de suas grades. A liberdade de expressão que tanto prego é um pedaço da liberdade e ser livre é ser feliz. Saí do CAFAR e da Chapa01 por causa da burocracia e das personificações em relação à instituições. Odeio burocracia, odeio prosopopéias. Prefiro ajudar de fora quando realmente precisarem de mim. Quando meu apoio for útil e não nocivo. Estarei apoiando-os fiz muitos amigos dentro de ambos e serei sim um pilar de força pra vocês, não abandono um amigo. Comparecerei nas reuniões quando puder, não sou "pelego" para baterem o pé e seu fugir.

   Decepções sinto a todo momento, cada frase julgada, cada frase rebatida, cada opressão, até rejeição... A luta invísivel diária as vezes deixa o lutador exausto, a falta de apoio as vezes amolece a alma, no entato apenas o ajuda a amadurecer. Obrigado meus amigos e familiarem que sempre me levantam e me aconselham. Espero que um dia entendam minhas idéias, nem que dure muito tempo. Espero que um dia haja as transformações que sempre planto e sempre plantarei. Espero que leiam meus textos e entendam, ou que pelo menos pensem. A luta não morre aqui, seja qual luta for, sua luta eterna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário